sábado, 5 de fevereiro de 2022

a resposta de mari

 Oi Jessica!

Fico feliz por você compartilhar suas dúvidas comigo, e eu te entendo, você está passando por uma fase de transição e realmente tem um mundo de escolhas à sua frente. Quando eu terminei a graduação, eu tinha gostado muito de fazer o tcc e, como você, sempre gostei de escrever, de ler, estudar, aprender, então isso foi um gatilho para me puxar para a vida acadêmica. Mas eu gostava muito de projetar também, as disciplinas de planejamento eram minhas preferidas. No meu caso, eu não me encaixei em nenhum lugar onde pudesse trabalhar com projeto da forma como gostaria. As relações de mercado dentro da arquitetura ainda são muito elitistas e, em geral, falta espaço pros arquitetos exercerem sua tarefa criativa e crítica. Nosso papel é muito sufocado, mas às vezes é a única possibilidade que o sujeito tem de se manter. Quando eu saí da UFS eu não tinha uma proposta como você, então acho que isso tornou a escolha mais tranquila para mim.Não deve ser fácil abrir mão de uma certa estabilidade (ainda que a gente saiba que essa estabilidade seja ilusória) para buscar experimentar esse seu outro lado que gosta de escrever e pesquisar. E te digo: é muito raro encontrar pessoas que têm esse gosto pelas palavras, então eu faço questão de te elogiar para que você não esqueça o quanto isso é admirável. Não tem zona de conforto nenhuma, eu gosto de falar de zona de confronto (haha). A gente se confronta com essas várias possibilidades e só nos resta encarar de frente a escolha.Entram muitas variáveis nessa escolha: não só os seus desejos, mas também a possibilidade material de realização deles. E sim, está cada vez mais difícil mesmo conseguir uma bolsa. É bom dar uma olhadinha nos programas de pós-graduação em que você gostaria de entrar para ver como tem funcionado a questão das bolsas em cada um (provavelmente só pedirão a dedicação exclusiva depois que você conseguir a bolsa, e ainda há programas que liberam algumas horas de trabalho semanais mesmo com a bolsa). Se estiver mesmo considerando fazer o mestrado, é uma boa opção publicar o artigo antes do processo de seleção. Eu fiz isso reaproveitando o material do meu TCC, e de fato a publicação contou muitos pontos pra que eu conseguisse ser aprovada. Caso queira fazer a mentoria, vai ser um prazer imenso te ajudar nessa fase ❤️.De qualquer forma, não pense que a escolha que você fizer agora será definitiva. Você pode ir por um caminho e depois pelo outro, pode ir e voltar, pode se preparar materialmente pra sustentar esse desejo, pode esperar essa pressão toda passar, enfim, você tem a vida inteira pra experimentar. Vamos com calma, se avexe não, como diz o Flávio José, porque as coisas ficarão mais claras quando tiverem que ficar. Um cheiro,Mari

Nenhum comentário:

Postar um comentário